quarta-feira, 26 de maio de 2010

EXERCÍCIOS DE PORÍFEROS e CNIDÁRIOS

01) (UNIRIO) Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas no sub-reino Parazoa?
a) Ausência de epiderme.
b) Ocorrência de fase larval.
c) Inexistência de órgãos ou de tecidos bem definidos.
d) Hábitat exclusivamente aquático.
e) Reprodução unicamente assexuada.

02) (FUVEST) A característica abaixo que não condiz com os poríferos é:
a) respiração e excreção por difusão direta.
b) obtenção de alimentos a partir das partículas trazidas pela água que penetra através dos óstios.
c) hábitat aquático, vivendo presos ao fundo.
d) células organizadas em tecidos bem definidos.
e) alta capacidade de regeneração.

03) (UFBA) No processo digestivo das esponjas, atuam células de dois tipos: umas englobam o alimento e fazem a digestão intracelular; outras distribuem a todas as demais células o produto dessa digestão. São elas, respectivamente:
a) solenócitos e macrófagos. d) histiócitos e amebócitos.
b) coanócitos e amebócitos. e) coanócitos e histiócitos.
c) cnidoblastos e nematocistos.

04) (UFJF-MG) Observe as seguintes afirmativas:
I - A grande capacidade regenerativa das esponjas revela a pequena interdependência e diferenciação de suas células.
II - A água que circula pelo corpo de uma esponja segue o trajeto: ósculo - átrio - óstios.
III - Nem todas as esponjas possuem espículas calcárias ou silicosas.
Assinale:
a) se apenas I estiver correta. d) se apenas II e III estiverem corretas.
b) se apenas I e II estiverem corretas. e) se apenas I e III estiverem corretas.
c) se I, II e III estiverem corretas.

05) (UFBA) No mesênquima dos espongiários, podemos encontrar células com diversas funções, exceto:
a) originar gametas.
b) transportar substâncias para outras células.
c) produzir espículas calcárias ou silicosas.
d) transmitir estímulos nervosos.
e) contribuir na digestão intracelular.

06) (UFV-MG) O principal papel dos coanócitos nos poríferos é:
a) transportar substâncias para todo o animal.
b) originar elementos reprodutivos.
c) formar o esqueleto do animal.
d) provocar a circulação da água no animal.
e) dar origem a outros tipos de célula.

07) (UNIFOR-CE) A figura abaixo mostra o ciclo de vida de um cnidário.
A fase que ocorre logo após a reprodução sexuada é a representada em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.

08) (UFPR) Relacione as colunas e assinale a alternativa correta:

(1) Coanócitos
(2) Células nervosas
(3) Átrio
(4) Mesênquima
(5) Cnidoblastos

( ) Cavidade central das esponjas.
( ) Células de defesa dos celenterados.
( ) Mesogléia, abaixo da epiderme.
( ) Digestão intracelular dos poríferos.
( ) Camada média da estrutura dos poríferos.

a) 3 - 2 - 5 - 1 - 4. d) 3 - 5 - 2 - 4 - 1.
b) 5 - 3 - 2 - 1 - 4. e) 3 - 5 - 2 - 1 - 4.
c) 5 - 2 - 3 - 1 - 4.

09) (VUNESP-SP) Sobre os celenterados são feitas três afirmativas. Observe-as:
I - A maioria dos cnidários têm hábitat aquático, sendo poucas as espécies de hábitat terrestre, as quais são representadas por pólipos.
II - Os cnidários são urticantes e, para isso, dispõem de baterias de células especializadas chamadas coanócitos.
III - Alguns cnidários se reproduzem por alternância de gerações, quando então os pólipos dão medusas e as medusas dão pólipos.
Assinale:
a) se apenas uma afirmativa estiver correta.
b) se as afirmativas I e II estiverem corretas.
c) se as afirmativas I e III estiverem corretas.
d) se as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se as três afirmativas estiverem corretas.

10) (FUVEST) A Grande Barreira de Recifes se estende por mais de 2000 km ao longo da costa nordeste da Austrália e é considerada uma das maiores estruturas construídas por seres vivos. Quais são esses organismos e como eles formam esses recifes?
a) esponjas - à custa de secreções calcárias.
b) celenterados - à custa de espículas calcárias e silicosas do seu corpo.
c) pólipos de cnidários - à custa de secreções calcárias.
d) poríferos - à custa de material calcário do terreno.
e) cnidários - à custa de material calcário do solo, como a gipsita.

11) (UFV-MG) A digestão dos celenterados ocorre:
a) nos meios intra e extracelulares. d) no meio intracelular.
b) no meio extracelular. e) no celoma posterior.
c) no celoma anterior.

12) (ACAFE-SC) De acordo com a complexidade, as esponjas são classificadas em três tipos.
a) Cite os tipos.
b) Caracterize um dos tipos.

13) (UNICAMP-SP) Discuta uma estratégia para obtenção de alimentos e incorporação de nutrientes, entre invertebrados que apresentam dois folhetos germinativos durante seu desenvolvimento embrionário.

14) (FUVEST-SP) Por que as medusas podem, pelo simples contato, levar pequenos animais à morte ou provocar irritações cutâneas em seres humanos?

15) (FUVEST-SP) Existem semelhanças entre o ciclo de vida de muitos animais cnidários (águas-vivas, por exemplo) e o ciclo de plantas como musgos e samambaias:
a) Qual o tipo de ciclo de vida compartilhado por esses seres?
b) o que caracteriza esse tipo de ciclo?

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